Jogos online para crianças: como garantir uma experiência saudável?

jogos online para crianças

Devido à pandemia do novo coronavírus, as crianças tiveram que se manter em isolamento social, o que fez com que passassem a brincar bastante dentro de casa. Com essa mudança de cenário, algumas delas encontraram nos jogos online para crianças uma forma de se divertir e passar o tempo.

Apesar de essa nova atividade estar cada vez mais presente na vida dos pequenos, há uma preocupação geral dos pais em encontrar um equilíbrio saudável para a rotina.

Se você também está procurando formas de lidar com a questão, veio ao post certo! A seguir, mostraremos alguns métodos para garantir uma relação saudável entre as crianças e os jogos online. Vamos nessa?

Qual é a importância de diversificar as atividades realizadas pelas crianças?

A infância é o período da vida em que o ser humano está em maior desenvolvimento. Por esse motivo, é muito importante que a criança realize atividades variadas, que exijam diferentes habilidades motoras e cognitivas.

Assim, o jogo online não precisa ser proibido. É necessário apenas que haja um equilíbrio entre essa brincadeira e outras que trabalhem outras habilidades, como a coordenação motora fina e grossa.

Como manter uma relação saudável entre os jogos online e outras brincadeiras?

Apesar de entenderem a importância do equilíbrio entre as brincadeiras para que a criança tenha uma rotina saudável, muitos pais não sabem o que fazer para que isso aconteça. Veja algumas sugestões!

Limite o tempo máximo de jogo

A primeira dica é limitar o tempo máximo de jogo. O ideal é deixar a criança livre para administrar as tarefas durante o dia. Ou seja, se ela tem 1 hora para gastar com os jogos online, ela deve poder escolher como usar essa 1 hora, sem passar do tempo estipulado. Para o restante do dia, proponha outras atividades que sejam interessantes para ela, como desenhar ou escolher filmes para a família.

Proponha uma rotina regrada

Se você tiver dificuldades para manter uma relação saudável com os jogos online, uma boa dica é propor uma rotina regrada. Neste caso, diferentemente do anterior, as crianças devem seguir horários estipulados pelos adultos.

Mantenha um diálogo aberto sobre as necessidades da criança

Independentemente de qual for o método escolhido para administrar a rotina dos pequenos, é importante explicar para eles porque o tempo dos jogos online deve ser limitado. As crianças precisam entender que essa decisão é tomada pelo bem delas. A melhor forma de acertar a rotina é manter um diálogo aberto entre todos os envolvidos.

Pesquise sobre os jogos online de que o seu filho gosta

As crianças que nasceram depois de 2010 são chamadas de Geração Alpha e têm muita facilidade com tecnologias. Por isso, provavelmente, o seu filho não pediu ajuda para começar um jogo, mas é muito importante que, mesmo sem participar desse processo, você se mantenha informado sobre o que ele costuma jogar pela internet.

Ainda que tenham uma rotina corrida, é fundamental que os pais consigam um tempo para interagir mais com os filhos. Uma boa ideia para equilibrar os jogos online para crianças com outras brincadeiras é promover constantemente atividades que os agradem e que ocorram longe das telas, como a exploração da culinária infantil ou jogos de tabuleiro.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como garantir uma experiência saudável quando se trata de jogos online para crianças, deixe um comentário no post e compartilhe a sua experiência!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar em seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependem de aspectos individuais e sociais que são particulares.

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol