Que tal incentivar as crianças com uma festa da caneta? Conheça

festa da caneta

O crescimento da criança é marcado por vários momentos que merecem ser celebrados, concorda? A festa da caneta, por exemplo, é uma ótima oportunidade de comemorar a passagem da quarta para a quinta série do Ensino Fundamental.

Toda a simbologia dessa ocasião marca de forma positiva a trajetória escolar e é um grande passo no processo de amadurecimento do aluno. Então, que tal saber mais sobre esse tipo de evento e promovê-lo na escola? Confira os detalhes a seguir!

O que é a festa da caneta?

A festa da caneta ocorre quando o estudante se aproxima do Ensino Fundamental II. Esse é um momento muito esperado pela criança, porque ela passa a escrever com caneta em vez de lápis. E como todo processo de transição pode apresentar dificuldades, é bacana dar uma atenção especial a esse acontecimento.

O evento serve, então, para comemorar com o aluno não só essa nova possibilidade, como todo seu processo de amadurecimento. Afinal de contas, há todo um significado por trás da escrita à caneta: diferentemente do lápis, as palavras não se apagam com uma borracha.

Nesse sentido, é interessante que esse aspecto seja enaltecido pelos professores e pais, mostrando à criança que ela, agora, tem mais autonomia e precisa de maior atenção ao escrever. Mas, claro, tudo é uma questão de adaptação!

Qual é o objetivo de celebrar essa transição?

O ato de pensar antes de escrever vai construir um senso de responsabilidade na mente da criança. O poder das palavras é enorme e todos devem achar uma maneira correta de se expressar. Só assim acontece uma boa comunicação e uma troca transparente entre emissor e receptor.

Normalmente, as escolas fazem essa festividade no final do ano letivo ou no período de volta às aulas. Mas nada impede que a família continue com a celebração em casa, por exemplo, convidando parentes e amigos para comemorar esse marco importante.

Como planejar esse momento?

O primeiro passo é conversar com a criança a respeito dessa transição. Os educadores e os pais podem mostrar a importância que existe no uso de uma caneta, incentivando a caligrafia e a construção de textos bem escritos. E não há como negar que tudo isso até facilita a vida estudantil e o futuro profissional.

Durante esse planejamento, então, procure incluir atividades com lápis de colorir, como forma de mostrar que o aluno não está perdendo abrindo mão da diversão e até da infância só porque vai para a quinta série.

Uma tarefa interessante é pedir para ele assinar algo significativo pela primeira vez com o auxílio da caneta, marcando novo ciclo. Pode ser um diploma ou certificado confeccionado especialmente para a festa da caneta, por exemplo.

Outro elemento expressivo é presentear o estudante com uma caneta que marque a celebração. Mais legal ainda é se ele puder usá-la no dia a dia escolar, então, pode ser um produto simples, mas de qualidade e acessível – como uma BIC Cristal!

Como você viu, a festa da caneta é uma maneira diferente de comemorar um dos primeiros momentos de transição da criança para o universo adulto. Não deixe essa ocasião passar em branco e escolha uma caneta BIC bem especial para presenteá-la durante o evento.

A BIC está a mais de 60 anos transmitindo confiança e qualidade em produtos de papelaria. Entre no Mundo BIC e conheça as canetas do nosso portfólio. Temos certeza que encontrará a caneta ideal para os presentear os pequenos.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol