Celular para criança: quais cuidados você deve tomar?

celular para criança

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Seja nos afazeres do trabalho ou nas tarefas do dia a dia, ela sempre colabora na organização de atividades e na agilidade da busca por algum assunto que nos provoque interesse. Essa facilidade conquista todas as faixas etárias, por isso é necessário saber os principais cuidados com o celular para crianças.

Muitos pais, mães e responsáveis costumam dialogar sobre esse tema para entender quanto o uso do dispositivo deve ser realmente aceitável no cotidiano dos pequenos. A ideia não é só ficar atento aos possíveis perigos e conteúdos inadequados existentes em redes sociais ou outros ambientes virtuais, é também fazer com que eles tenham equilíbrio entre o digital e o presencial.

Se você deseja analisar essa situação e agir de uma maneira prática, continue conosco e veja nos tópicos abaixo informações que inspirarão o bom desenvolvimento das crianças. Boa leitura!

Uma geração naturalmente conectada

Nossos pais tiveram uma realidade muito diferente da nossa. As principais fontes de conhecimento ainda eram os livros didáticos, o que era passado pelos professores na escola e o que se aprendia na televisão, rádio e outras mídias de massa sobre assuntos específicos.

É certo que esse modelo segue vivo até hoje, mas a chegada da Internet possibilitou mais produção de conteúdos de livre acesso, com diferentes temáticas e pontos de vista. O indivíduo descobriu a vantagem de conhecer o mundo e explorar questões do interesse dele apenas com a ajuda de um computador.

Se tal estilo de vida já era corriqueiro na Geração Z, pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, que dirá na geração Alpha, as crianças de até 10 anos nos dias atuais, que cresceu já com a presença de smartphones, tablets e as tendências tecnológicas, como o comando de voz no envio de mensagens instantâneas e a realidade estendida existente nos games.

Essas crianças já nascem inseridas nesse contexto e muitas aprendem de um jeito bastante intuitivo a mexer nos dispositivos móveis. No entanto, por serem menores de idade, muitas dúvidas aparecem para entender se o uso assíduo realmente colabora na construção de um bom cidadão ou gera efeitos colaterais que podem até fazer mal à saúde.

Tipo de conteúdo acessado

O ideal é orientar a criança a não usar o celular só com foco na diversão, apesar de também ser muito válido preservar os momentos de relaxar e brincar.

Também é importante que os pais maximizem a importância que o dispositivo tem no aprendizado, dentro e fora da sala de aula. É possível acessar sites, ver vídeos e interagir com conteúdos que façam parte do assunto que a criança está estudando na escola.

O aparelho deve agregar valor e aumentar o conhecimento dela. Sempre que puder, oriente ela a focar nas obrigações do dia a dia e, ao chegar a hora de brincar, explorar essa ocasião do melhor modo. Assim, aos poucos ela aprenderá a valorizar o tempo dentro e fora das telas.

Tempo de uso do aparelho

Por falar em tempo, essa é uma questão muito importante de ser explorada na hora de instruir sobre o uso de celular para criança. É interessante que ela crie senso de responsabilidade desde pequena, isso poderá ser construído com a ajuda de algumas ações motivadoras que promoverão a autonomia.

Por exemplo, você pode delimitar um período padrão nos dias úteis, e no final de semana, o consumo pode ter mais horas. Em época de prova, é possível engajar a criança a conquistar notas altas como forma de recompensar os instantes investidos nos estudos. Todas são tarefas bastante relevantes que auxiliam no desenvolvimento infantil.

É bom lembrar que os momentos offline também são igualmente prazerosos e devem ser valorizados diariamente. Apesar de o smartphone ter digitalizado muitas brincadeiras, é bom focar em tarefas de colorir, um momento de leitura e atividades culturais que estimulem a criatividade do pequeno e mantenham todos os membros da família unidos, a fim de construir boas lembranças afetivas.

Alterações de sono

Um artigo publicado pela Havard aconselha que é necessário se distanciar da luz azul do celular de duas a três horas antes de dormir. Muitas pessoas têm o sono prejudicado ao ficar manuseando o smartphone até sentir vontade de adormecer, pois essa é uma prática ruim e não contribui para a saúde.

Para evitar esse tipo de efeito colateral, o ideal é orientar os pequenos com muita conversa. Tal conversa auxiliará no desenvolvimento das funções executivas, que ajudam o cidadão a viver bem e em harmonia com a sociedade. Portanto, estabeleça limites sempre de uma maneira explicativa e procure ser o exemplo daqui que é propagado.

Comportamento sedentário

É necessário que os pequenos já sejam instruídos a ter disciplina com os deveres da escola e a própria saúde. O incentivo às práticas esportivas é o primeiro passo para eles não seguirem uma vida sedentária. Afinal, o corpo precisa se manter em movimento para ter um bom funcionamento.

Como foi dito, tudo é uma questão de estabelecer prioridades, e o celular para criança deve ter uma utilização controlada e baseada nas conquistas que ela faz após as tarefas diárias. Por exemplo, os exercícios de casa, a arrumação do quarto e a prática de esportes. Desse modo, as crianças terão mais disposição e não ficarão focadas somente nas telas dos celulares.

Já que estamos falando de preservar hábitos saudáveis, nada melhor que incentivar refeições saudáveis, com o consumo de alimentos essenciais ao nosso fortalecimento e vitalidade, e sem celular na mesa 😉 A culinária infantil é um bom momento de iniciar esse engajamento e fazer as crianças começarem a perceber o quão divertidas são as atividades fora das telas.

Neste artigo, você conheceu os principais cuidados que os pais devem ter com o uso de celular para criança. Portanto, estabeleça limites e faça com que o seu filho veja a tecnologia como uma forma, também, de enriquecer o conhecimento.

A BIC Colorir tem de várias atividades divertidas que encantarão o seu filho. Escolha uma delas na nossa página e brinque com ele!

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol